
Natureza: 5
Dificuldade: 3
Beleza: 4
Notas que variam de 1 a 5
O passeio dessa vez foi em Ilha Comprida/SP. Região litorânea próxima à divisa de SP com PR, é um local muito bom para aventuras offroad na areia.

O valor para cruzar a ponte, na época, foi de R$4,00. A outra opção é via Cananéia, seguindo pela rodovia SP-226 após Pariquera-Açu, ou pela SP-193, saindo de Jacupiranga. Por Cananéia o acesso é via Balsa, por isso deve-se procurar os horários de funcionamento da balsa, e fazer esse caminho preferencialmente pela manhã, pois para chegar no centro da ilha, deve-se seguir pela praia, onde a maré pode subir a partir das 16hrs.

Na cidade ficamos no Iate Park Hotel e Restaurante. Hospedagem muito boa e com um dos melhores restaurantes da cidade. Possui parque aquático com tobogãs, ótimo para um bom descanso após um dia longo de passeio e atolagens.
Os passeios offroad se resumem em cruzar os 75Km de extensão da ilha quase que de ponta a ponta, se aventurar nas dunas e conhecer alguns locais mais isolados da ilha.

No lado Norte da ilha temos as Dunas do Araçá, e a ponta da Praia. Como estávamos sozinhos optamos por seguir apenas pela praia, não entrando nas dunas. Pelas marcas o pessoal frequenta bastante para a prática offroad. O problema é que são dunas, e não temos ponto de ancoragem para o guincho. Assim o ideal mesmo é ir em pelo menos dois carros. Na própria praia desatolamos 5 carros, em vários pontos. O tráfego é comum inclusive para carros normais, 4x2.

Ainda conhecemos o Cristo, que fica na cidade de Iguape, logo após a ponte à direita no alto de um morro onde é possível ter uma bela visão tanto dessa cidade histórica quanto da ilha.
No centro da Ilha Comprida temos uma boa estrutura para atender os turistas, com várias pousadas, farmácias, supermercados e restaurantes. A dica fica para a Pizza do restaurante do Iate Park, e frutos do mar no restaurante Portuga.
Algumas dicas importantes:
- Como sempre, leve embora seu lixo. A área é de preservação ambiental, e temos que cuidar para que a prática offroad não seja proibida totalmente. Cuide da Natureza!
- Não desmate, estrague, suje ou invada áreas não específicas para tráfego de carros. Temos muita restinga na ilha, evite andar por cima.
Trilha GPSies
Google Earth Fly
Album de Fotos
- Leve repelente
- Tenha pelo menos uma cinta de resgate. Talvez voce precise ser desatolado, ou ajudar alguém que precise.
- Pegue a tábua de marés com os Bombeiros da cidade. Via de regra não trafegue a partir das 16hrs pela praia, pois a maré vai subir rapidamente, e caso atole, terá problemas.
- Respeite as pessoas que estão na praia. Trafegue em baixa velocidade e com cautela.
- O melhor local para tráfego pela areia é entre a agua e a areia totalmente seca. Caso precise fazer a volta, comece pela areia molhada e, sem perder o embalo, termine a volta pela areia seca. Caso atole, será melhor ficar no totalmente seco, onde o mar não chega, do que perto da água, correndo o risco de afundar seu carro.
- Tome cuidado com garrafas de vidro, pedaços de madeira e outras sujeiras que podem danificar seu carro.
- De preferencia vá em dois carros, para poder aproveitar a ilha com menos preocupações de atolar sozinho.
- Se voce for de Defender, feche as ventarolas :-)
- Se voce for de Defender, feche as ventarolas :-)
Viagem com diversão garantida, com belas praias, paisagens, natureza e com moradores muito receptivos. Um ótimo lugar para passar um simples final de semana ou alguns dias de férias.
Trajeto Ilha Comprida SP
![]() |
Arquivo GPX |
![]() |
Arquivo KMZ |
Wikiloc
Trilha GPSies
Google Earth Fly
Album de Fotos
Nenhum comentário:
Postar um comentário