domingo, 11 de maio de 2014

Prudentopolis - PR

Natureza: 5
Dificuldade: 2
Beleza: 5
Notas que variam de 1 a 5







Feriado de primeiro de Maio e resolvemos conhecer Prudentópolis, a famosa Terra das Cachoeiras no Paraná. Realmente o nome condiz com a região, formada por inúmeras cachoeiras de tirar o fôlego. Sem dúvida um ótimo passeio em uma região com várias opções para visitação e muito procurada por amantes do offroad e natureza.




Estradas Prudentópolis
Ficamos dois dias na cidade e faltou tempo para conhecer todos os locais que a região oferece, pois as distâncias a se percorrerem são longas e por estradas bem rudimentares. As cachoeiras a serem visitadas formam um circuito, todas sinalizadas e com tráfego constante de carros e motos. Como fomos em um feriado imagino que esse tráfego estivesse maior que em finais de semana comuns.





Pousada Salto São João
Não sabíamos quase nada sobre a região, e deixamos para procurar um local para nos hospedar assim que chegamos na cidade. Levamos sorte pois uma busca no google nos retornou uma pousada, chamada Pousada Salto São João (Pousada Salto Sao Joao). As opções para hospedagem são em sua maioria hotéis no centro da cidade, e poucas pousadas. Essa pousada fica muito próxima do circuito das cachoeiras, com um clima de campo e proprietários bem receptivos. As acomodações são aconchegantes e limpas, mas simples. A pousada conta com wifi, os quartos tem uma cama de casal, uma de solteiro e são bem limpos. Não possuem TV nem frigobar, e a água quente do chuveiro é por aquecimento solar. Nos batemos um pouco pra conseguir regular a temperatura. Na pensão está incluído café da manha, e caso queira almoço ou janta tem que ser solicitado. 




Acesso Salto São João
Essa pousada dá acesso à primeira cachoeira que visitamos, chamada Salto São João. A trilha começa nos fundos da pousada e uma caminhada por dentro da mata leva a parte superior da cachoeira. É uma bela vista da queda e o Canyon esculpido nas rochas. Impressiona pela grandeza e proximidade que temos dessa beleza natural.




Salto São João

Como chegamos as 16hrs na pousada, no primeiro dia ficamos apenas nessa visita, que já valeu a pena. A noite fomos para o centro de Prudentópolis e procuramos um rodízio de pizza para a janta. A cidade é agradável e vale a pena um passeio a pé na avenida principal.





Estradas Prudentópolis
No segundo dia pulamos cedo, tomamos um bom café da manhã com pão caseiro, manteiga e salame da região e partimos para o passeio. Começamos por uma estrada com bastante lama, próxima a pousada e por dentro de uma plantação. Essa estrada cruza várias propriedades e no final dela temos uma travessia pelo rio São João. Como tinha chovido muito e a correnteza estava forte optamos por não atravessar, ainda mais sozinhos. Não recomendo em hipótese alguma realizar essa travessia sem estar com alguém experiente da região, pois pelo que vi a correnteza pode levar um veículo rio abaixo. 




Parada para um chimarrão
Voltamos e seguimos caminho para o Salto Sete, e acabamos entrando em uma estrada secundária que acabou nos levando em meio a plantações de milho e uma descida forte, chegando muito próximo ao rio São João. Essa estrada não leva a lugar algum, mas é bem divertida tanto pelo offroad quanto pelas paisagens. Pelo mapa do Tracksource essa estrada retornava para o trajeto principal, mas chegamos em um ponto que não tinha continuação. Acabamos voltando e seguindo o caminho.



Acesso Salto São Francisco
O próximo ponto que visitamos foi a cachoeira Salto São Franciso, a mais distante e mais cansativo trajeto. Ela se dá por uma estrada de terra bem rústica, e muitas vezes a velocidade não passava dos 20Km/h. Com muitos trechos pedregosos, descidas, curvas fechadas e estreitamento da pista a atenção deve ser redobrada, pois demos de cara várias vezes com grupos voltando da cachoeira. Chegando na cachoeira temos um portal de entrada, e uma recepção com uma lanchonete. O local é bem estruturado, com estacionamento amplo, um parquinho para as crianças, banheiros e uma lanchonete. 



Mirante Salto São Francisco
A partir dali a trilha deve ser seguida a pé até o mirante da cachoeira. É um local espetacular e a queda é de 196 metros, toda cercada por grades de segurança. É uma das maiores cachoeiras do Brasil e está localizada na tríplice fronteira das cidades Prudentópolis, Guarapuava e Turvo. Local para belas fotos e um tempo para apreciação.




Seguindo o caminho a trilha leva ao topo da cachoeira, e mais acima a outra cachoeira, mas já sem isolamento por cercas. Tem-se então a opção se seguir a trilha (chamada de trilha educativa) terminando a volta no estacionamento. Paramos para um lanche, muito bom por sinal e pegamos o caminho de volta, pois tínhamos nada menos que 35Km de retorno e mais 15Km para a próxima parada.



Salto São Sebastião
As próximas cachoeiras não são tão bem sinalizada quanto a do São Francisco, mas é só seguir a estrada principal. Caso esteja com GPS, pode carregar o track no final do post que não tem erro. Na verdade são duas cachoeiras e uma gruta no mesmo local, sendo a principal a Salto São Sebastião, e no lado oposto a ela Salto Mlot. O acesso a essas cachoeiras e gruta é feito a partir de propriedade particular, com uma taxa de R$5,00 por pessoa, e conta com estacionamento também. Pode-se descer a pé ou de carro por uma trilha, estacionando mais abaixo. Como estávamos cansados optamos por descer de carro para visitar a queda e a gruta. 



Indicação na trilha
Chegando no estacionamento após uma curta trilha, é só seguir as placas indicativas que se tem acesso ao topo do Salto São Sebastião e à gruta. O cuidado nesse salto deve ser redobrado, pois os limites são rudimentares e facilmente transpostos. Nunca se distraia e em hipótese alguma deixe crianças sozinhas e sem acompanhamento.




Mirante Salto São Sebastião

Voltamos para a entrada da propriedade e ainda deu tempo de seguir a pé por uma trilha para chegar a um mirante, se é que isso pode ser chamado de mirante. Tá mais para "você tem coragem?".





Como ficamos apenas um dia e meio na cidade esses foram os pontos que conseguimos visitar. Como procuramos aventuras offroad além dos Saltos, não conseguimos visitar mais locais na região. Existem muitas Igrejas Ucranianas, estradas rudimentares, caminhos em pequenas serras e um povo muito hospitaleiro. Nas fotos abaixo está um guia da região que pode ajudar no passeio.

Definitivamente um ótimo local para passar um final de semana ou feriado com a família em busca de aventuras como offroad, trilhas, cachoeiras, esportes radicais ou até mesmo sossego.

Dicas:
- São poucos os locais onde existe sinal celular
- Leve sempre repelentes
- Sempre esteja com uma garrafa de água, pois nem sempre se encontra facilmente água potável
- Deixe sempre a pousada ou hotel informado de seu planejamento diário
- Otimize seu dia, planejando antecipadamente seus trajetos e pontos de visitação
- Praticamente todas as cachoeiras tem acesso à sua parte de baixo por trilhas a pé
- Cuide da natureza, leve seu lixo embora.



Trajeto Prudentópolis

Arquivo GPX

Arquivo KMZ


Trilha GPSies
 

Google Earth Fly
 


Album de Fotos

Guia Prudentópolis
Salto São João



Acesso às Cachoeiras







Trilha Educativa

Trilha Educativa

Trilha Educativa
Trilha Educativa
Trilha Educativa

Salto São Sebastião

Salto São Sebastião





Trilha Salto São Sebastião

Mirante São Sebastião e Mlot

Salto São Francisco





Trilha Salto São Francisco




Trilha Salto São João




Salto São João

Salto São João

Salto São João

Salto São João

Salto São João

Salto São João

Salto São João

Salto São João

Salto São João

Pousada Salto São João

Amanhecer na Pousada Salto São João




Acesso a travessia Val do Parafucz


























5 comentários:

Anônimo disse...

Olá! Muito legais os passeios. Tem algum desses passeios que você ja descreveu no site que eu consiga fazer com uma Santa Fé? Obrigado!

Sergio Rodrigo de Medeiros disse...

Amigo, obrigado pelo comentário. Todos os passeios com o grau de dificuldade 3 para baixo podem ser feitos com seu carro sem problema algum. Caso tenha dúvida em algum específico, pode perguntar. Abs

monica22 disse...

top demais minha cidade, agora o salto 7 conta com pousada e ótima estrutura... tem mais cachoeiras para visitar dentre as quais os saltos gemeos (local de dificil acesso).

Marcelo Nogueira disse...

Ola, Monica,

qual o nome da Pousada???

Renan Francisco de Melo disse...

Olá, recentemente estive em Prudentópolis e gravei uma série de vídeos em alguns Saltos da região. Gostaria de pedir para que assistam e compartilhem o vídeo. Essa semana lancei o do Salto São João:
https://www.youtube.com/watch?v=ZiF2-69tqvg

Postar um comentário