sexta-feira, 10 de maio de 2013

Pedreira Campo Magro - PR

Natureza: 4
Dificuldade: 2
Beleza: 4
Notas que variam de 1 a 5






A Pedreira desativada de Campo Magro, cidade metropolitana de Curitiba, é um ótimo passeio a ser feito em um final de semana com a família ou amigos. Ela fica em uma propriedade particular, mas já é de conhecimento público e seu acesso praticamente liberado.





Seu acesso não oferece maiores dificuldades, mas não chega a ser simples. Por se tratar de uma pedreira desativada em uma propriedade privada, não há sinalização e nem infra estrutura para atender os visitantes. Qualquer carro chega, mas é sempre bom estar preparado, pois as pedras podem facilmente furar um pneu. É bom evitar a ida pela "serrinha" com carros não 4x4, que por muitas vezes está ruim.




Desativada há mais de 10 anos, a empresa proprietária do local (Cal Bateiras) já tentou algumas vezes bloquear o acesso, mas sem sucesso. A prefeitura de Campo Magro chegou a tentar negociar a compra da pedreira para transformá-la em ponto turístico devido a sua fama, mas sem sucesso em função da falta de verba. A empresa pretende voltar a trabalhar no local, assim que resolver as questões com o IAP e a Mineropar.




O lago se formou quando a empresa mineradora chegou no lençol freático, a aproximadamente 75m 12m de profundidade, inundando a pedreira. Enquanto isso as pessoas vão utilizando a pedreira nos finais de semana para passeios, churrascos, mergulho, pescaria, etc. Inclusive esse é um dos problemas do local, pois a falta de infra estrutura e monitoramento faz da pedreira um local de visitação sem controle.




Sujeira, barulho, som alto são alguns do problemas que encontramos no local. Jipeiros e motociclistas são figuras carimbadas, pois seus arredores contém muitas trilhas e estradas offroad.






Tirando seus problemas, o local é muito bonito. A água é verde e bem transparente. Os paredões ao redor da pedreira tem uma beleza única, bonita aos olhos. Sem dúvida um ótimo local para se conhecer.






O grande porém da sua visitação é a segurança, pois o local é muito utilizado para "desova" de carros. Ao seu redor existem muitas carcaças, inclusive de carros novos, demonstrando que a prática ainda ocorre, tornando o horário da visitação restrito aos horários claros do dia. Não é nem um pouco recomendado ficar lá a noite. No fundo do lago também encontram-se muitos carros, a 75m 12m de profundidade.


Definitivamente uma parada obrigatória nos inúmeros passeios que Campo Magro oferece.



Como chegar na Pedreira de Campo Magro

Arquivo GPX

Arquivo KMZ

Waypoint


Trilha GPSies

Google Earth Fly






Album de Fotos:
























7 comentários:

Alexandre Moro disse...

Muito legal o lugar, já tinha visto em reportagens uns doidos pulando daquelas pedras lá em cima...
É pena que usem o lugar para desova, aqui neste vídeo o cara consegue mostrar o fundo de uma pedreira em SP, mesma profundidade dessa, 76m:
http://www.youtube.com/watch?v=w0835bvgavo

Abraço

Daily Floriano disse...

Concordo tambem, realmente o lugar é muito paradisiaco e com muita tranquilidade se for no meio da semana ou bem agitado nos fins de semana. Ja para os amantes do mergulho sub para treinos, é bom ir apos um longo período sem chuvas, assim a agua fica mais clara e azul. Tambem quero corrigir aqui sobre o "tabu" de sua profundida citados em muitas das materias sobre este lugar. Eu como praticante de mergulho livre e pesca sub marina, tendo mergulhado varias vezes nesta pedreira para treinar meu folego e por ser perto do centro de Curitiba onde moro, afirmo que o mais fundo que ja encontrei nesse lago, nao passou dos 11,8 metros, isso mesmo nao deu 12 metros de profundidade. Tendo seu fundo praticamente plano em toda a sua extensao com excessao das bordas que sao mais rasas começando pelos 6,5 metros e alguns lugares 8 metros. Tambem possui um canto no final da orla da pedreira onde possui uma pequena prainha rasa que se aprofunda gradativamente conforme contorna o grande paredao. Um abraço a todos e parabens pelas imagens e contribuiçao a diviulgaçao do nosso turismo.

Sergio Rodrigo de Medeiros disse...

Daily, obrigado pelo comentário e correção. Realmente existem poucas informações concretas sobre a profundidade da pedreira.
Abs

Anônimo disse...

Boa tarde, gostaria de saber por que a agua do lago fica tão verde? é própria pra banho?

Sergio Rodrigo de Medeiros disse...

Boa tarde! Ela não é tão verde como aparece nas fotos, sendo bem transparente. É uma água proveniente de lençol freático e chuvas, assim fica complicado afirmar se é própria ou não. O que posso dizer é que muita gente mergulha no lago. Abs

Sergio Imanichi disse...

Ja praticamos tambem mergulho com cilindro na pedreira e nao encontramos nada alem de 11 metros..

mas o visual e o passeio valem a V pena

Sergio Rodrigo de Medeiros disse...

Sergio, obrigado pelo comentário e correção. Vou atualizar o texto.
Abs

Postar um comentário