domingo, 7 de abril de 2013

Volta ao Alagados - Ponta Grossa PR


Natureza: 4
Dificuldade: 1
Beleza: 4
Notas que variam de 1 a 5






Feriado de Páscoa em Ponta Grossa visitando a família, não podia deixar de conferir alguns passeios. Uma busca no wikiloc para trilhas offroad não teve resultados, então o jeito foi pegar um passeio do pessoal das bikes. Demos sorte, pois foi um passeio muito agradável ao redor da represa do Alagados, em Ponta Grossa.





O início do passeio é na saída para Carambeí de Ponta Grossa, seguindo até uma entrada a direita, logo após uma placa indicando a direita para Carambeí e Catanduvas.




Seguindo o GPX do caminho não tem segredo, pois o caminho é tranquilo e bem movimentado. Essa volta se dá através de estradas rurais, e possui várias opções de caminho. No nosso passeio acabamos entrando em algumas estradas e tivemos que voltar. Inclusive atravessamos uma propriedade particular, mas aparentemente comum de ser atravessada, visto que interliga duas estradas.




Esse primeiro desvio do caminho principal estava previsto no nosso track original, pois foi feito por ciclistas. O problema foi que ele seguia pela lateral da ferrovia, onde conseguimos seguir um bom trecho, mas tivemos que voltar pois o mato fechou e estávamos sozinhos. Retornamos, atravessamos novamente a fazenda, e seguimos na estrada original, onde acabamos novamente na ferrovia, mas dessa vez a cruzamos por uma ponte. Em várias ocasiões pudemos ver a represa do Alagados, e várias pessoas pescando e fazendo churrasco ao redor da represa.

Mais a frente chegamos em uma bifurcação, que leva ao Iate Clube de Ponta Grossa. É um clube residencial ao redor da represa, onde somente moradores e convidados podem entrar. Vale a pena ir até lá conferir a entrada do local. A estrada é um pouco ruim, e ao redor do Iate temos algumas lanchonetes.

Ainda tentamos conhecer a capela Santa Bárbara, mas estava fechado e achamos um pouco tarde para pedir a chave ao caseiro. Ela fica em uma propriedade particular, mas pode-se solicitar acesso no local para visitação, que é gratuita.

Esse é um bom passeio de final de semana, com tempo bom, para dar uma volta nos Campos Gerais, que sempre oferece paisagens lindas e ótimos caminhos rurais.

A partir desse post vou começar a utilizar o site GPSies no lugar do Everytrail, que achei muito interessate, principalmente a função de fly através do Google Earth na trilha GPX diretamente através do browser.


Arquivo GPX


Arquivo KMZ



Trilha GPSies


Google Earth Fly




Galeria de Fotos:


























4 comentários:

Anônimo disse...

Sou fã das suas aventura....
Logo vou pro time dos 4x4
Fui no morro dos perdidos o cara arrumou a estrada....
www.astronomoamador.com.br
Regis Cefet

Sergio Rodrigo de Medeiros disse...

Grande Regi!!! Obrigado pelo comentário! Será muito bem vindo ao time 4x4 e com certeza uma ótima companhia para nós! Foi bom o ponto de observação no morro?
Abs

Alexandre Moro disse...

Faaala pupilo!!

Cara muito legal esse seu blog, estava procurando por algumas infos de turismo rural e logo quem eu encontro??

Parabéns pela iniciativa, paz e muito sucesso!

Abraço

Alexandre

Sergio Rodrigo de Medeiros disse...

Grande Alexandre!!!! Quanto tempo cara!?!?
Tá curtindo uns passeios? Quando for viajar ou dar umas voltas aí me avisa!!! Vou alimentando o blog aos poucos com os passeios que fazemos! Meu cel é o mesmo ainda viu?
Grande abraço!

Postar um comentário