terça-feira, 22 de novembro de 2011

Trilha - Parque Nacional de São Joaquim - Urubici

Dificuldade:3
Natureza: 5
4x4: 3
Notas que variam de 1 a 5






A região de Urubici em Santa Catarina, além de ser considerada a região mais fria do país, onde existem grandes chances de nevar durante a temporada de inverno, possui também ótimos lugares para a prática de offroad, trilhas e esportes radicais. A cidade conta com várias opções de hospedagem rural, pousadas com apartamentos e cabanas e apenas um hotel. Para os praticantes de offroad, é uma boa pedida passar, no mínimo, um feriado prolongado na cidade.

Entre a cidade de Urubici e Bom Jardim da Serra fica uma reserva ecológica dentro do Parque Nacional de São Joaquim. Dentro dessa reserva existe uma trilha que pode ser feita preferencialmente por carros 4x4. Saindo de Urubici, passando pela serra que fica na SC-430, a aproximadamente 18Km existe um ponto de onibus com uma entrada em Y. Ali fica o início da trilha.



Essa trilha começa em um posto de guarda, e tem uma distância de 40Km. É com certeza um dos passeios mais bonitos da região. Nessa trilha podemos apreciar a beleza das paisagens em formatos de Canyon, construções indígenas e um cemitério antigo. A visitação nem sempre está liberada, pois depende muito das condições da trilha. É bom informar-se antes de prosseguir com o passeio.



A primeira parada pode ser feita em uma trilha secundária, que está interditada para passagem com carro. O caminho nitidamente era feito por carros antes, mas hoje está barrado por pedras na entrada. Seguindo esse caminho, chega-se a um local onde a população indígena realizava rituais. Parece que de tempos em tempos ainda são feitos rituais lá, mas não sei ao certo se essa informação é correta.




A segunda parada é um cemitério antigo, com datas nas lápides entre 1850 e 1950. Sinceramente não sei se ainda existe algum resto mortal no cemitério, tendo em vista que alguns túmulos encontram-se abertos. Mesmo assim é uma paisagem um tanto curiosa como mórbida. Particularmente não me senti muito bem no local e preferi seguir logo a viagem, afinal ainda faltavam pelo menos 35Km.



Seguindo em frente começam as dificuldades para saber o caminho, pois a estrada não é mapeada no GPS e existem algumas bifurcações. Nos perdemos bastante para fazer o caminho sem mapear no GPS antes, e acabamos chegando em propriedades particulares e até uma casa abandonada, onde sinceramente foi a melhor parte da trilha, pois passamos um rio relativamente fundo e com pedras muito altas. Logo após uma subida onde a reduzida foi necessária e certamente o carro precisa estar mais alto que o normal. Mas se a trilha for corretamente seguida, essa passagem não é necessária.


Durante a trilha existirão duas pontes onde pode-se atravessar por cima ou pelo rio. Que graça atravessar uma ponte se podemos passar por dentro do rio?? Como as boas práticas em travessia de rios diz para passar a pé antes e verificar possíveis pedras e buracos mais fundos, a fim de definir o trajeto, prepare-se para se molhar até os joelhos. Mas a travessia é facil.



Durante todo o trajeto tivemos que abrir umas 6 ou 7 porteiras. Lembre-se sempre de fechá-las, pois não queremos perder essa gentileza que os simpáticos moradores do local nos proporcionam. Da metade para frente, essa trilha não tem mais novidades, apenas passamos por fazendas e paisagens tão bonitas quanto qualquer outra da região, terminando bem no meio de Bom Jardim da Serra, na SC-438, onde pode-se voltar para Urubici ou seguir viagem para a Serra do Rio do Rastro.

Esse trajeto pode ser feito por carros sem preparação, individualmente ou em grupo. Não tem sinal de celular, mas é razoavelmente habitado. Sem dúvida um ótimo passeio para ser feito em família ou em grupos maiores. Apenas verificar na entrada junto ao guarda responsável a capacidade de carga que a estrada está suportando no momento. Lembre-se sempre de levar sacos de lixo e preservar a natureza.

Abaixo um link para a rota em KML e GPX.



Parque Nacional de São Joaquim - Urubici

EveryTrail - Find trail maps for California and beyond


Fotos:















Um comentário:

Katia Neneve disse...

Sou de Curitiba e já fiz três vezes esse caminho de Bom Jardim da Serra e Urubici de moto, uma tornado, inclusive a noite. É maravilhoso. Te traz uma paz inexplicável e a vista é esplêndida... Esse ano irei novamente com certeza.

Postar um comentário