domingo, 1 de maio de 2011

Recreio da Serra - Piraquara

Acesso: 4
Natureza: 4
Privacidade: 3
 Notas que variam de 1 a 5


Esse passeio não é bem uma atração turística. O Recreio da Serra é um condomínio fechado de chácaras, situado em Piraquara, muito próximo do início da Serra do Mar. Esse condomínio diferencia-se por estar em uma região denominada de Mananciais da Serra, que são as nascentes do rio Iguaçu, além de outras inúmeras nascentes. Dentro do condomínio existe um restaurante chamando Paraíso das Trutas, que abre nos Domingos e Feriados. Devido ao restaurante ser público, nesses dias o acesso ao condomínio pode ser feito para os clientes do restaurante, bastando identificar-se na portaria. Claro que você pode dar uma passeada pelo condomínio antes ou depois da refeição.




Entrada do Condomínio
Para chegar no restaurante, o condomínio dispões de placas de sinalização, ou pelo menos tenta, pois são muito espaçadas e não muito bem posicionadas. Em todo caso, para quem gosta de natureza, vai ter um belo passeio a procura do restaurante, mesmo dentro do condomínio.

Algumas ruas mais afastadas são muito ingremes, onde é necessário um 4x4 para acessá-las.

O restaurante fica na rua Alameda dos Sabiás. Nessa rua temos, além do restaurante, tres atrações turísticas para visitar. Seguindo em frente ao restaurante, o primeiro ponto de parada é o "Mirante". Uma trilha em meio a natureza, que fica em cima de um morro. Tentamos fazer essa trilha após o almoço, sem sucesso. A subida é muito íngreme e, logo após comer a vontade no restaurante, nem um pouco recomendada. Mesmo assim fomos até a metade, mas não conseguimos ver nada. Parece que é um bom lugar para visitar, antes do almoço, claro.

Indicação da Entrada


Após o Mirante temos "A Cabana". Uma pequena construção de pedras com uma churrasqueira e um fogão a lenha nos fundos. Estava meio abandonada quando visitamos, mas é um lugar muito bonito de se ver, ainda mais com a nascente e a piscina de peixes na entrada. Existe uma trilha nos fundos, mas inviável seu acesso, pois a natureza já tomou de volta.



Após o almoço, você tem duas opções de descanso. Um redário logo na frente do restaurante ou um descanso na rede da Cabana, com o famoso silêncio barulhento da Natureza.



Indicação da Nascente ao final da estrada

Seguindo em frente, já no final da estrada, temos a nascente do rio Iguaçu. Essa não é a única nascente do rio, mas uma das principais. É muito interessante ver a limpidez da água que sai da serra e forma nosso rio Iguaçu, que vai percorrer todo o Paraná e ainda formar as belas Cataratas do Iguaçú.



Á água que sai dessa nascente é potável, podendo engarrafá-la ali mesmo para consumo. Experimentei a água e realmente é sensacional sentir o gosto de água pura, sem cloro. Joguei fora a água do chimarrão e enchi a térmica com água da serra.

Como toda água corrente da natureza, ela possui alguns sedimentos, mosquitos e outras coisinhas boiando, mesmo logo após ela brotar da terra. Não existe problema no consumo, mas se tiver receio, coe com um pano antes. Pode ser a camiseta mesmo.


Lago Artificial


Logo após a nascente existe um lago artifial, que sinceramente estraga um pouco a beleza natural de uma nascente. Esse lago é devido a estrada cortar bem no meio do córrego. Seguindo essa estrada você verá alguns outros casos como esse.



Recomendo esse passeio em um fim de semana tanto de sol como de tempo fechado. Ambos possuem suas belezas. Necessário apenas roupas para pequenas trilhas e água, caso queira subir a trilha do Mirante. Pretendo voltar para subir e verificar esse Mirante. Para o almoço, talvez, se tiver com muita vontade de ficar separando espinhos.

Mapa (precário), do condomínio.
Mapa do Condomínio

Como chegar









Exibir mapa ampliado

Nenhum comentário:

Postar um comentário