sábado, 23 de abril de 2011

Primeiro Post

Como primeiro post vou explicar um pouco o que motivou a criação desse blog. Basicamente se resume em uma frase: "Falta de informações".
Sempre fui um apaixonado pela natureza e aventuras. Admirava as pessoas que passavam finais de semanas e férias em contato com a natureza, aproveitando seus dias longe das grandes cidades. O problema é que não sabia como nem onde começar a pesquisar sobre o tema. Toda vez que tinha a chance não pensava duas vezes, pegava algumas coisas e pronto, bora pro mato! O problema é que nem sempre aproveitava da melhor forma todas as maravilhas que esse tipo de atividade proporciona.
Não sou nenhum expert em sobrevivencia e nem em esportes radicais. Já procurei, dentro do possível, experimentar tudo que estava ao meu alcance com relação a esportes e aventuras ao ar livre.
Minha formação é em Redes de Computadores e trabalho com Telecomunicações. Sou um aficionado em tecnologia e todos os brinquedinhos que ela nos dá. Procuro sempre estar atualizado com as novas tendências e novos gadgets tecnológicos. Ok... um Geek.
Mas tenho o meu lado aventureiro, que fala tão alto quando o lado nerd.
Depois que conheci minha esposa, Adriana, que é tão louca apaixonada quanto eu pela natureza, é que começamos a nos interessar mais por esse tipo de atividade.
Nesse momento nos deparamos com um grande problema. A falta de informações sobre o turismo rural na região de Curitiba. Existem sim alguns sites de prefeituras da região metropolitana de Curitiba, sites pessoais de turismo e aventureiros, mas todos trazem poucas informações, informações não atualizadas e muito tendenciosas. Mesmo seguindo alguns razoáveis artigos, nos deparamos com dados incertos, não atualizados e até incorretos.
Chegamos a conclusão, por experiência própria, que para podermos praticar nossa paixão compartilhada, que é o contato com a natureza, precisávamos simplesmente ir. Os melhores locais, as melhores dicas, bons restaurantes, locais pouco conhecidos, hospitalidade e uma ótima aventura conseguimos saindo de casa apenas com um ponto cardeal em mente. Em um ano de finais de semana curtindo a natureza aleatoriamente na região de Curitiba encontramos locais que nunca imaginamos que pudesse existir. Trilhas, cachoeiras, mata fechada, esportes, rios, lagos... a lista é vasta para os locais que achamos, mas pequena ainda para o que falta conhecer.
A hospitalidade das pessoas que vivem no meio rural é uma atração a parte. O famoso "Curitibano é povo fechado" definitivamente não se aplica a esses felizardos que tem como meio de vida um contato diário com a natureza. Nossos melhores passeios e restaurantes foram indicados no famoso boca a boca.
Nesse ano de atividades na natureza procuramos coletar informações, fazer amizades, tirar fotos, mapear no GPS, procurar novos caminhos e indicações de outros aventureiros. Tentaremos compartilhar tudo que tivemos o prazer de conhecer, e receber dicas de outros locais para a prática dessa atividade, que não considero um esporte, e sim um meio de vida.


4 comentários:

Reginaldo Nazar disse...

Recomendo fazer a PR-090 entre Curitiba e Castro, e tambem a pr 513 que liga a Ponta grossa.

Bruno Milfont disse...

Olá Sergio,

Li a apresentação de seu blog e compartilho de seus sentimentos e idéias com relação ao turismo rural, contato com a natureza e aventuras. Coincidentemente sou de Curitiba e trabalho com tecnologia (meio Geek tb). Já fui trilheiro de jeep e moto, hoje tenho uma Pajero (um pouco mais light ) mas a paixão pela natureza e pela aventura continuam. Vamos manter contato, quem sabe conseguimos combinar alguns passeios e desbravar esse nosso brasilzao. .hehe. Parabéns pelo blog. Abraço. ( Meu e-mail : bruno@milfont.com.br )

Sergio Rodrigo de Medeiros disse...

Olá Bruno, tudo bem? Obrigado pelo post. Vamos marcar sim alguns passeios. Faz algum tempo que não saio, mas a lista de locais a mapear já está grande. Assim que definir um passeio te mando um email ok? Grande abraço.

Bruno Milfont disse...

Ok Sergio, também ando bem parado. Para ser sincero já faz mais de um ano que não curto uma natureza direito. Tranquilo, a hora que der certo é só mandar um e-mail que combinamos. Grande abraço.

Postar um comentário